A gestão de tempo é um tema de vital importância para as organizações que buscam qualidade de vida dos colaboradores aliada ao aumento da produtividade. O tempo é um recurso escasso e irreversível, não é possível aumentá-lo, guardá-lo ou recuperá-lo.
Desde os primórdios, povos como os egípcios e babilônicos, observando as alterações das sombras provocadas pela luz do sol, perceberam a possibilidade de marcar o tempo, resultando na criação do relógio solar. Essa trajetória histórica mostra que desde muito cedo a expectativa da humanidade em poder controlar aquilo que sabe ser incontrolável.
A importância da gestão de tempo
Um estudo realizado pela empresa Franklin Covey entrevistou 1.014 profissionais de empresas multinacionais variadas, revelando resultados alarmantes. Apenas 26% dos entrevistados possuem uma lista de objetivos específicos de trabalho, menos de 17% fazem planejamento diário e somente 37% priorizam suas tarefas de forma a dedicar mais tempo e atenção às mais importantes.
A falta de gestão de tempo está intimamente relacionada à queda na produtividade, quando os colaboradores não conseguem identificar quais são as prioridades na realização de tarefas, há uma tendência natural a dispersão de energia, foco e qualidade na execução.
Um dos grandes dificultadores atuais, provem do mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a pressão diária para uma rotina de estrutura “enxuta”, ou seja, um colaborador apenas, comumente assume responsabilidades que antes eram de dois ou mais, e a falta de gestão de tempo, implica na mal utilização dos recursos e softwares que colaboram na execução das tarefas, bem como na própria organização diária dos colaboradores, gerando estresse, procrastinação, baixa produtividade, altos índices de burnout e rotatividade entre outros, sendo imprescindível o estabelecimento de uma estratégia eficaz e personalizada.
POR ONDE COMEÇAR?
Nesse contexto, é fundamental que uma empresa que busca ser referência em qualidade, produtividade e bem-estar dos colaboradores, estabeleça estratégias eficazes de gestão de tempo alinhada ao aumento e qualidade de produtividade. Para isso, separamos alguns passos que podem servir como um ponta pé inicial para começar a se pensar em uma gestão de tempo que impulsione a produtividade de uma equipe, confira:
Defina metas claras: O melhor é que você possa escrever de forma visível a todos que precisarão seguir aquelas metas, e quanto mais detalhar mais claras elas ficarão para você e sua equipe, e juntos poderão decidir o que é importante e o que é urgente, o que vão ocupar mais tempo e energia, e o que poderá ser feito com pouco tempo e energia.
Estabeleça prazos realista: Leve em consideração a complexidade e os recursos disponíveis para a realização das tarefas antes de estabelecer um prazo, seja coerente com estes aspectos, assim, você e sua equipe terão mais facilidade para administrar a procrastinação.
Não desperdice recursos: Se a sua empresa disponibiliza softwares, apps, plataformas entre outros, que estão para ajudar na execução das tarefas, invista tempo aprendendo a fazer o melhor uso destes recursos, para que você possa economizar tempo usando-os da forma mais proveitosa possível.
Cultura de valorização do tempo do colaborador: Crie uma cultura de valorização do tempo de cada colaborador daquela equipe, incentivando-os a desenvolverem suas habilidades de gestão de tempo, busque proporcionar momentos de treinamentos para aprimorar essa competência.
Investir em estratégias eficazes de gestão de tempo não apenas impulsiona a produtividade da equipe, mas também contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e inovador. Portanto, é fundamental voltar a atenção a esse aspecto, reconhecendo que a gestão eficiente do tempo é o caminho para o sucesso das empresas que buscam a inovação e crescimento.
Comments