Oratória: a soft skill que conecta você com o mundo
- Rodrigo Bonetti
- 6 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Você já precisou falar em público, fazer apresentações e não se saiu muito bem? Ou ainda pior: você já perdeu grandes oportunidades por não ter alguma habilidade de comunicação exigida?
Pois bem, a oratória é a soft skill mais requisitada no mercado de trabalho atualmente. Cada vez mais empresas sentem a necessidade de pessoas qualificadas a se comunicarem com clareza, objetividade, gentileza e principalmente: que saibam se conectar!
A sua fala pode conectar você com o mundo! É exatamente isso que a sua oratória deve trazer como diferencial e nós vamos explicar o porquê.
O diferencial da comunicação
A comunicação é a base de todas as relações humanas e saber criar conexão é o que a torna tão eficaz. Seja para apresentar uma ideia, fazer uma venda, conquistar um novo cliente ou persuadir alguém a tomar uma decisão, a capacidade de se conectar é o que vai marcar a sua fala para o seu ouvinte.
Dominar uma boa oratória, pode abrir portas tanto na vida pessoal quanto profissional. A relação entre sucesso pessoal e profissional é amplamente difundida por especialistas em recursos humanos e gestão de pessoas, pois mostra que profissionais que se comunicam melhor tendem a ter salários mais altos e mais oportunidades de crescimento na carreira. Além disso, a conexão gerada por uma boa comunicação está diretamente relacionada com a liderança e ao poder de influência.
Daí se vê a importância de saber não apenas se comunicar, mas também de criar conexão com as pessoas.
Como criar conexão?
A oratória é uma habilidade que pode e deve ser treinada para que se desenvolva cada vez mais e melhor, assim como, aprender a criar conexão para torna-la eficiente. Aqui estão algumas sugestões práticas para você poder criar mais conexão com as pessoas ao seu redor:
Seja autentico: seja você mesmo, deixe marcas da sua personalidade na sua fala, as pessoas tendem a se conectar melhor com pessoas genuínas, e é exatamente isso que tornará a sua fala inesquecível e indissociável de você.
Demonstre interesse: faça perguntas, demonstre interesse nas dores e opiniões que as pessoas estão lhe colocando, uma pessoa atenciosa conquista mais do que alguém desinteressado.
Seja positivo e bem-humorado: o bom humor é uma ótima maneira de quebrar o gelo em diversas situações, além de criar uma atmosfera mais positiva. Apenas tome cuidado para usá-lo com moderação e em contextos adequados.
Conte histórias: Não há melhor maneira de criar conexão do quando você conta histórias em que as pessoas podem identificar-se nelas. Compartilhe experiências pessoais ou histórias interessantes que gerem curiosidades e interesse em quem te ouve.
Em suma, ser autêntico, demonstrar interesse, ser bem humorado e um bom contador de histórias, pode ajudar com você se aproxime e compartilhe emoções com as pessoas a sua volta. Seja atencioso (a) e comprometido (a) com essa construção de relacionamentos, e lembre-se sempre que a oratória e a comunicação são habilidades que requerem treinamento e desenvolvimento constantes, e que ao gerar conexão com as pessoas automaticamente você abre possibilidades e oportunidades inimagináveis.
Comments